segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Como o computador contribui para a transformação da escola ,da aprendizagem e da prática pedagógica?

Analisando todas as atividades desenvolvidas durante o curso do linux",percebi que é de suma importância o computador em minhas práticas pedagógicas,pois os recursos tecnológicos favorecem o meu trabalho ,a interação com meus alunos e também a inovação de minhas aulas .
É preciso inovarmos nossas práticas pedagógicas,pois a nossa clientela "alunos" estão "anos luz " a nossa frente e sabem tudo do mundo tecnológico,enquanto uma boa parte dos "professores" ainda estamos lidando com o pó de giz e nada mais.
As novas tecnologias possibilitam mundos diferentes, grandes desafios,coisas novas que despertam o interesse de nossos educandos,pois eles vivem no mundo de desafios constantes e nós temos que acompanhá-los senão continuaremos perdendo-os para o mundo virtual.
É preciso que a escola criem possibilidades maiores de interação ,entre professores e alunos e a evolução de suas práticas pedagógicas e troca de novas experiências.Assim ,aproveitando esse conhecimento tão distintos,mas capazes de transformar o mundo .

3 comentários:

CANTINHO DA EDUCAÇÃO disse...

Uma linda história de amor...

Não apenas mais uma história de amor,mas a história de amor...
Amor incondicional.
Amar tem poder de renovação - Pe.Fábio de Melo

Se quiser ser de Deus, terá que viver as duas vias do Senhor: ‘Amarás ao Senhor teu Deus e ao próximo como a ti mesmo’.
O que você entende por esta palavra 'amor'?
É impressionante o quanto o amor de Deus nos toca. Os poetas sempre tentaram decifrar esse sentimento, mas nunca conseguiram. Assim como Luiz de Camões em seu célebre poema: ‘O amor é um fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer’.
O amor não se poetiza. Quantas vezes o sentimos e não sabemos onde realmente dói. O amor é revelação, inauguração, tem o poder de ser novo com aquilo que estava velho.
Jesus sabe da capacidade de olhar as coisas miúdas da vida, as que não damos valor e aquelas que ninguém havia visto antes. Colocando os pés no seguimento de Cristo, ouvimos a Palavra para olhar a vida diferente: ‘Amar a Deus sobre todas as coisas’. E o que significa amar o meu próximo? O que significa olhar para o meu irmão e saber que nele tem uma sacralidade que não posso violar?
Como posso descobrir esse convite de Deus de abrir os olhos às pessoas? No dia de hoje, eu lhe proponho que acabe com os 'achismos' do amor. A primeira coisa que Deus precisa curar é o que nós achamos do amor. Pois, muitas vezes, em nome dele [amor], nós fazemos absurdos: seqüestramos, matamos, fazemos guerra, criamos divisões.
O amor nos dá uma força que nem nós mesmos sabíamos que tínhamos. É a capacidade que ele tem de nos costurar. Quantas vezes olhamos para a objetividade do outro que nos motiva a ser melhores. É o amor com suas clarezas e suas confusões...
Muitas vezes, em nome do amor tratamos as pessoas como ‘coisas’.
Quando Deus entra em nossa vida e entramos na vida de outras pessoas, temos de entrar como Ele: agregando valores. Caso contrário é melhor que fiquemos de fora, porque você é um território que merece respeito.
Na passagem da sarça ardente (cf. Ex 3,2ss ) Deus se manifesta em uma árvore que pega fogo, mas não é consumida. Esse é o amor de Deus: Quanto mais nós amamos, mais somos consumimos; e se estamos esgotados é porque amamos ‘de menos’. Vamos ficando sem o vigor; mas a sarça queima sem se consumir. O fogo do amor não queima, pois é um fogo que faz outro fogo, e a experiência do amor de Deus é feita pelo amor de um para o outro. Quantas vezes você passou noites inteiras acordado pelo seu filho? Quanto sono perdido? Isso é por amor... Amar o outro é levar prejuízo.
Você vai saber o que é o verdadeiro amor quando você se consome, mas não se esgota. Você nunca vai dizer que está cansado de amar o seu filho. Você está cansada dos problemas causados por ele, mas não de amá-lo.
Quantas pessoas que procuram e estão necessitadas do amor, mas em sua busca correm atrás das micaretas e baladas? A busca do amor está aguçada. Todos estão querendo saber o que é o amor e todos estão precisando de cura. Quantas pessoas foram amadas erroneamente, trazendo as marcas de um amor estragado.
Tenha coragem de tirar as histórias do passado que doem e que você as carrega até o dia de hoje. Nenhuma pessoa pode amar a Deus se não se ama. Nenhuma pessoa pode ter uma experiência com Deus se não for pelo amor a si própria, pelo respeito por si mesma. O amor a Deus passa o tempo todo pelo cuidado que eu tenho com a minha vida, com a minha história. Como sou capaz de amar o próximo como a mim mesmo se ainda não me amo?
Faça caridade a você primeiro. Os seus amigos irão agradecer por você se amar. Quando o amor nos atinge, somos mais felizes. Um povo que se ama é um povo que sabe aonde vai. Eu ainda acredito no que Deus pode em mim. Volte a gostar de você!

CANTINHO DA EDUCAÇÃO disse...

AS CHAGAS QUE CURAM
As pérolas são produto de dor; resultado da dolorosa entrada de um elemento indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.Na parte interna da ostra se encontra uma substância brilhante, que começa a cobrir este corpo estranho com camadas e mais camadas de nácar para proteger a ostra. Como resultado, com os anos, forma-se uma fina pérola. Uma ostra que não foi machucada é incapaz de produzir pérolas, porque esta é uma ferida transformada.Quando se é ferido pela indiferença ou pela traição, surpreendido pela infidelidade ou pelo abandono; quando se sofre uma doença ou depressão, existem 3 opções: Vingar-se, pagando na mesma moeda: olho por olho, dente por dente;Reprimir-se, criando uma teia de ressentimentos que amarguram e aprisionam sua existência;Produzir uma pérola com o nácar do amor e do perdão.A morte de Jesus nos torna capazes de transformar nossas feridas em fonte de paz e reconciliação. Será por isso, então, que, quando Jesus falava do Reino dos Céus, fez referência a uma pérola preciosa? (Mt 13,45). Qual pedra mais preciosa e querida que, se não ferida, transformou-se me pérola?Pessoas vão nos ferir algumas vezes voluntária ou involuntariamente, mas podemos ser os artífices de uma pérola preciosa. Os que desejam nosso mal e sofrimento nos oferecem a oportunidade de uma bela pérola com fino oriente germinar.Assim como as feridas são oportunidades pra produzir pérolas de perdão, as pérolas da vida foram produzidas por uma ferida que soube cobrir-se com o néctar do perdão.

CANTINHO DA EDUCAÇÃO disse...

PARA VIVER UM GRANDE AMOR...

Para viver um grande amor, preciso é muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso — para viver um grande amor.Para viver um grande amor, mister é ser um homem de uma só mulher; pois ser de muitas, poxa! é de colher... — não tem nenhum valor.Para viver um grande amor, primeiro é preciso sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro — seja lá como for. Há que fazer do corpo uma morada onde clausure-se a mulher amada e postar-se de fora com uma espada — para viver um grande amor.Para viver um grande amor, vos digo, é preciso atenção como o "velho amigo", que porque é só vos quer sempre consigo para iludir o grande amor. É preciso muitíssimo cuidado com quem quer que não esteja apaixonado, pois quem não está, está sempre preparado pra chatear o grande amor.Para viver um amor, na realidade, há que compenetrar-se da verdade de que não existe amor sem fidelidade — para viver um grande amor. Pois quem trai seu amor por vanidade é um desconhecedor da liberdade, dessa imensa, indizível liberdade que traz um só amor.Para viver um grande amor, il faut além de fiel, ser bem conhecedor de arte culinária e de judô — para viver um grande amor.Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito — peito de remador. É preciso olhar sempre a bem-amada como a sua primeira namorada e sua viúva também, amortalhada no seu finado amor.É muito necessário ter em vista um crédito de rosas no florista — muito mais, muito mais que na modista! — para aprazer ao grande amor. Pois do que o grande amor quer saber mesmo, é de amor, é de amor, de amor a esmo; depois, um tutuzinho com torresmo conta ponto a favor...Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, strogonoffs — comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica e gostosa farofinha, para o seu grande amor?Para viver um grande amor é muito, muito importante viver sempre junto e até ser, se possível, um só defunto — pra não morrer de dor. É preciso um cuidado permanente não só com o corpo mas também com a mente, pois qualquer "baixo" seu, a amada sente — e esfria um pouco o amor. Há que ser bem cortês sem cortesia; doce e conciliador sem covardia; saber ganhar dinheiro com poesia — para viver um grande amor.É preciso saber tomar uísque (com o mau bebedor nunca se arrisque!) e ser impermeável ao diz-que-diz-que — que não quer nada com o amor.Mas tudo isso não adianta nada, se nesta selva oscura e desvairada não se souber achar a bem-amada — para viver um grande amor

MESES DO ANO