segunda-feira, 21 de dezembro de 2015





País Tropical

Composição: Jorge Ben Jor / Wilson Simonal  

Moro num país tropical,

abençoado por Deus

E bonito por natureza,

mas que beleza

Em fevereiro (em fevereiro)

Tem carnaval (tem carnaval)  

Tenho um fusca e um violão

Sou Flamengo

Tenho uma nêga

Chamada Tereza

Sambaby

Sambaby

Sou um menino de mentalidade mediana

Pois é, mas assim mesmo sou feliz da vida

Pois eu não devo nada a ninguém

Pois é, pois eu sou feliz

Muito feliz comigo mesmo

Moro num país tropical, abençoado por Deus

E bonito por natureza, mas que beleza

Em fevereiro (em fevereiro)

Tem carnaval (tem carnaval)

Tenho um fusca e um violão

Sou Flamengo

Tenho uma nêga

Chamada Tereza

Sambaby

Sambaby

Eu posso não ser um band leader

Pois é, mas assim mesmo lá em casa

Todos meus amigos, meus camaradinhas me respeitam

Pois é, essa é a razão da simpatia

Do poder, do algo mais e da alegria

Sou Flamê

Tê uma nê

Chamá Terê

Sou Flamê

Tê uma nê

Chamá Terê

Do meu Brasil

Sou Flamengo

E tenho uma nêga

Chamada Tereza

Sou Flamengo

E tenho uma nêga

Chamada Tereza

Fonte: http://letras.terra.com.br/jorge-ben-jor/46647/, acessado em 5 de abril de 2010.    

Canção do exílio

Gonçalves Dias (1847)

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar – sozinho, à noite–

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu'inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Fonte: http://www.horizonte.unam.mx/brasil/gdias.html, acessado em 5 de abril de 2010.

Lisboa: aventuras 

José Paulo Paes

tomei um expresso

                                              cheguei de foguete

subi num bonde

                                              desci de um elétrico

pedi cafezinho

                                               serviram-me uma bica

quis comprar meias

                                               só vendiam peúgas

fui dar à descarga

                                             disparei um autoclisma

gritei "ó cara!"

                                              responderam-me "ó pá!"

                                              positivamente

as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá

Fonte:  http://www.revista.agulha.nom.br/jpaulo1.html, acessado em 5 de abril de 2010. 

Questões:

a)    Os textos “País Tropical”, “Canção do Exílio” e “Lisboa: aventuras” são textos poéticos. O que esses textos têm em comum do ponto vista formal?

b)    Identifique fragmentos em que se revela um trabalho com a sonoridade (som e ritmo).

c)    Levante uma hipótese: o que motiva a disposição dos versos em “Lisboa: aventuras”?

d)    O Brasil é um tema comum entre o primeiro e o segundo texto. Qual é a imagem do Brasil que eles constroem?

e)    Que sentimentos cada um dos eu-líricos revela em relação ao país?

f)    Em cada um dos textos, podemos observar que os eu-líricos estão imersos em vivências diferentes. Explicite a situação em que se encontra cada um deles.

g)    O poema "Lisboa: aventuras" estabelece uma relação de intertextualidade com o poema "Canção do exílio". Identifique a expressão intertextual e explicite o sentido da brincadeira feita por José Paulo Paes com as palavras de Gonçalves Dias.

h)     Em sua opinião, qual destes textos se aproxima mais do que poderíamos chamar de “erudito” e qual se aproxima mais do que poderíamos chamar de “popular”? Justifique a sua resposta, caracterizando a linguagem utilizada em cada texto.  

 

Um comentário:

Share_Dicas disse...

Era Vom Botar As Respostas Tbm Ps Alunos❤️😒💥

MESES DO ANO